quinta-feira, junho 02, 2011

Cabelos Cacheados ou Ondulados


Vocês são daquelas que não conseguem domar as madeixas? Você acorda tipo uma Vanessa da Mata da vida ou como uma musa dos anos 1980? Ou tudo milagrosamente amanhece no lugar?
Ontem eu estava lendo os comentários aqui do blog e achei um de uma Fernanda, cuja filha tem cabelos naturalmente cacheados.
Ela dizia:
"Minha filha tem os cabelos cacheados e armados (...) E isso a incomoda muito, pois todas as manhãs ao acordar, ela molha e passa creme para abaixar o volume! Gostaria de saber o que tenho que fazer no cabelo dela. Me indicaram um relaxamento, será que é uma boa? Mas ela não quer alisar, e sim soltar os cachos e fazer com o que eles crescam! Por favor, gostaria de uma sugestão!"

Pois, bem. Fernanda, a sua filha não é a única. Eu mesma tenho cabelos cacheados, e  os fios bem finos, o que facilita com que armem. Tenha cada foto abominável minha aqui quando eu era criança que vou te contar!! =(
Quando eu era menor, eles eram muito mais armados do que são hoje.
Só para vocês terem uma noção, eu só aprendi a penteá-los sozinha com 11 anos!! Isso mesmo, antes, minha mãe é quem os penteava, de tão difícil que era. E eu chorava muito na cerimônia. Eu sempre ia para a escola com os cabelos presos para trás, o que não deixava a coisa mais bonita, pois minha cara é redonda e ficava parecendo um menino de frente. Mas quando se chega a adolescência, a vaidade aflora. Passei a ir de cabelos soltos para a escola, e, por mais creme que eu passasse, a mulher leoa estava presente. Sofri muita gozação por isso. Até que dois anos atrás, minha mãe me levou num tal de Instituto Beleza Natural, que trata só de cabelos cacheados. 
Lá, eles analisam o seu cabelo, dizem qual é o seu problema, e indicam o tratamento a ser feito e que produtos usar, desenvolvidos no próprio instituto. Lá, eu fiz tipo um relaxamento para cabelos cacheados que  diminuía o volume do cabelo.
Até que deu resultado. Pelo menos o meu cabelo está menos Shakira que antes.
Desde então faço o tratamento uma vez por ano, embora eles recomendem de 3 em 3 meses ( falta money ). Mas pelo menos eu não sou mais obrigada a acordar cedo e molhar os cabelos todos os dias.
Mesmo assim é bom lavar o cabelo de 2 em 2 dias, para não ficar muito seco.
Mas enfim, passado todo esse momento nostálgico, aqui estamos, a pedidos, trazendo dicas de como melhor cuidar dos cabelos cacheados/ondulados/crespos:
nota: Essas informações vêm diretamente de sites, não me responsabilizando caso uma fonte contradiga a outra, pois aqui estão contidas fontes confiáveis:

Só para início de conversa, a diferença entre cabelos crespos e cacheados não é muito grande. Os cabelos crespos nascem espiralados desde a raiz, enquanto os cabelos cacheados nascem lisos da raiz e formam cachos ao longo do fio.
Os cachos são naturalmente mais frágeis e secos do que os fios lisos, por isso requerem mais atenção e devem ser hidratados com produtos específicos a cada 30 dias.
Quando o cabelo cacheado estiver extremamente ressecado recomenda-se fazer hidratação duas vezes na semana e evitar lavar diariamente porque o cloro e as temperaturas mais altas agridem os fios.
Para domar o cabelo armado, é preciso deixá-lo sempre hidratado usando xampus e condicionadores emolientes e leave-in redutor de volume. Na hora de aplicar o finalizador, jogue todo o cabelo úmido para o lado e amasse-o com uma toalha, passe os produtos espalhando com os dedos e amasse de novo.
Cabelos cacheados podem ser lavados todos os dias, desde que sejam usados produtos específicos e de qualidade.
O condicionador tem que ser aplicado nos fios e pontas, nunca na raiz.
Não se deve utilizar água quente, ela deve estar na temperatura do corpo.
O Creme para Pentear é um tratamento de uso diário, que pode ser aplicado nos cabelos úmidos, facilitando o desembaraço dos fios, e reaplicado à seco quando necessário, proporcionando um tratamento intensivo, mantendo os cabelos sem fios arrepiados e com cachos naturalmente definidos por mais tempo
Não exagerar na hora de passar os cremes. O cabelo cacheado já tende a ser oleoso, se você exagerar pode piorar a situação. Por isso, passe o creme só nas pontas e no comprimento.

leave-in é fundamental porque, além de funcionar como um complemento do tratamento, protege contra agentes naturais como o sol, mar, piscina, vento. Os finalizadores podem ser aplicados após o uso dos produtos, quando se quer obter uma modelagem definida ou proteger o penteado com fixação.
Se seu cabelo sofre com frizz, para desembaraçar o cabelo, use sempre um pente de madeira, o que ajuda a controlar o arrepiado. Esquente um pouco de silicone na palma das mãos e aplique de cima para baixo, do meio até as pontas do cabelo seco. Finalize com um jato frio de secador de cima para baixo.

Na hora de prender os cabelos, dê preferência a presilhas envoltas em tecido, que não repuxam nem arrebentam os fios. Lembre-se de que os cabelos crespos se partem com maior facilidade por terem menos elasticidade.
O corte ideal para quem tem cachos é repicado, em camadas. E, na hora de pentear o cabelo, escolha pentes de dente grosso, escovas fazem com que o cabelo fique bem armado.
Para dar um fim nas pontas duplas nada como para aparar as pontas.
Produtos que prometem recuperar pontas duplas não passam de maquiagem, porque elas reaparecem após a primeira lavagem.

Gostaram? Espero que tenha esclarecido a maioria das sua dúvidas, Fernanda.
Bjs

4 comentários:

  1. oime chamo roberta e copmo faco para ter meus cachos de volta e com volume escreva para roberta.robertacasagrande9@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário Gessy! E Roberta, depende do que aconteceu com os seus cachos, vou deixar essa resposta para a IsaZanon porque ela que fez o post.
    Beijos, Giovana.

    ResponderExcluir
  3. Muito Booom E beem explicado .

    ResponderExcluir

Se quiser tirar alguma dúvida ou simplesmente espera uma resposta da nossa parte, por favor mande para nosso email, pois o blogger não permite responder comentários.
Atensiosamente, Blog CM

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...